08 junho 2014

Filmes da semana (2)

Semana retrasada não assisti nenhum filme. Fiquei mais nas séries, até mesmo porque as que gosto estavam nos últimos episódios da temporada.

Nessa semana ao contrário, assisti vários:

Uma chance para viver

O filme conta a história dos dramas e dificuldades que envolvem a pesquisa de um novo medicamento, principalmente para doenças mais graves. No filme é retratada a história real do Dr Dennis Slammon que tentava desenvolver uma medicação, o Herceptin, onde ele esperava que pudesse destruir as proteínas das células cancerígenas, o que a princípio prologaria a vida das pacientes. Muito comovente a história da falta de apoio financeiro para as pesquisas, os jogos de interesses envolvidos enquanto milhares de mulheres se enchem de esperança de ter uma nova luzinha se acendendo quando achavam que estavam no seu fim. Ao mesmo tempo também se vê a enorme frustração de outras que não podem receber essa nova "possibilidade". Muito emocionante e revoltante também. Me lembrou muito o filme O óleo de Lorenzo.

Cinco anos de noivado
O filme retrata de maneira engraçada todo o processo de planejamento de um casamento e como várias coisas na vida podem adiar os planos da festa perfeitamente planejada: problemas familiares, outro casamento, gravidez, uma morte, planos profissionais. Tudo pode se tornar um motivo para adiar.

João e Maria Caçadores de bruxas

Filme sanguinolento de matança de bruxas. Não é nem de longe meu estilo de filme mesmo. Mas acho muito bem feita a maquiagem, fantástica.

Pânico no metrô

Filme russo muito bem feito que critica o caos urbano e crescimento exagerado sem planejamento adequado. Ilustra uma grande tragédia que absorveria a cidade de moscou no caso de um alagamento no metrô que se não fosse contido, expandiria e abriria uma grande cratera ruindo com milhares de prédios. Mostra como muitas vezes os meios e equipes de socorro não estão preparadas. Achei que tem efeitos leves, mas foram bem executados. Uma das cenas de acidente ficaram bem marcadas em minha memória.

Camille outra vez

Filme francês. Daqueles no estilo de De repente 30 e Dezessete outra vez, ou seja se você pudesse voltar no tempo o que você mudaria. Legal sim. Mas esse tem uma veia mais dramática. Tem seu lado engraçado, mas não é tão cômico quanto os que citei, óbvio porque são produções de países diferentes

Jogada certa

Comédia romântica que aborda várias dificuldades amorosas como a mocinha de beleza fora do padrão que é uma pessoa incrível e só consegue vaga de amiga. O rapaz de suce$$o que só aparece mocinhas interesseiras atrás dele. Amiga fura-olho que se joga em cima do rapaz que a amiga está interessada. Mocinhas preocupadas demais com a própria imagem e esquecidas de cuidar do conteúdo. Pais, parentes ou vizinhos que ficam dando conta da vida alheia. Sogra problema certo. Mocinhas que fingem ser coisas que não são para agradar o namorado. Ou seja, coisinha a princípio tão clichê mas que ainda é tão comum nas ruas da cidade.

Noiva de mentira

Um cara e uma mulher se conhecem em uma recepção de um casamento e começam a divagar sobre todos os valores envolvidos, que se tivessem aquela quantia iriam pagar suas dívidas, realizar projetos empacados. Resolvem se casar, mesmo sem se conhecerem com a ideia de ganhar presentes e trocá-los por dinheiro. Já viu que vem comédia. Bem legal este filme e as contas que fazem sobre as coisas que realmente importam

Namorados por acaso
Daqueles típicos dos anos 80. Mas considero esse mais complexo. Os atores tiveram que caprichar mais na atuação: Rapaz vai para a faculdade e descobre que o colega de quarto na verdade é uma colega, que é bem doidinha por sinal. De um grande aborrecimento inicial acaba acontecendo um romance. O filme é bem interessante por desenvolver além do romance óbvio várias análises filosóficas e psicológicas sobre o amor e relacionamento. Também traz várias interpretações de trechos de obras famosas, que enriquecem mais ainda a trama mas sem deixar de ser leve e engraçada, mas sem virar pastelão.

Nenhum comentário: