09 dezembro 2014

livro "Mais coisas que toda garota deve saber" Antônio Carlos Vilela


Título: Mais coisas que toda garota deve saber
Autor: Antônio Carlos Vilela
Ilustradores: Caco, Peov e Markus Harada
Editora: Melhoramentos
Páginas: 95

Comprei essa edição bem antiguinha em um sebo. 
Ela é de 1998, mas vários dos ensinamentos continuam bem atuais e válidos.
A gente percebe umas gírias antigas e em desuso mas o conteúdo do livro é bem feito e bem legal.
Comprei para minha sobrinha, mas gosto de saber o que eles estão lendo.
O livro tem uma linguagem bem bacana e envolvente, então acredito que funcione muito bem, tanto que ele continua sendo reeditado, nas versões para meninas e meninos, até a turma do Maurício de Sousa entrou no projeto.

Gostei bastante da linguagem, da quantidade ampla de assuntos abordados sem rodeios mas também sem linguagem chula. É uma espécie de manual de boas maneiras e de sobrevivência também. 

Alerta a como se comportar em diversas situações como por exemplo primeiro emprego, quando vai visitar uma amiga, quando vai a um restaurante, quando estraga alguma coisa de alguém, etc. 

Lembra também do respeito aos outros e a si mesmo, abordando tópicos como segredos, iniciação sexual, fofocas, prevenção de doenças,, percepção de quem é realmente digno de confiança, etc lembra também que  ninguém é por exemplo obrigado a passar por uma situação que não quer para agradar um namorado ou pretendente, que situações de abuso sexual devem ser denunciadas. Muito amplos os temas, muito bacana mesmo.

Muitos pais tem conversas bem francas e abertas com os filhos, mas muitos ainda não tem e fora que alguns assuntos podem ficar de fora. Um livro assim é legal para ajudar na educação dessa galera e reforçar algumas coisas que muitas vezes são consideradas óbvias pelos adultos, mas nem sempre são tão óbvias para os adolescentes.

Adorei a proposta do livro.
Recomendo muito para quem possa compartilhar com adolescentes 

"O importante é você procurar se conhecer e se cercar de pessoas com quem compartilha afinidades. Escolhendo seus amigo, amigas e namorados, você estará conhecendo o tipo de pessoa que quer ser."

Nenhum comentário: