24 junho 2016

Um basta no colecionismo

Há algum tempo venho repensando meus hábitos de consumo e me aproximando cada vez mais do minimalismo. Não só repensando mas efetivamente mudando minhas práticas, pois percebia que gastava mais dinheiro comprando coisas do que efetivamente usando.

Por exemplo em relação à cosméticos, sempre consumi muito mas comprava mais do que minha capacidade de uso pois sou muito curiosa e gosto de experimentar coisas novas. Esse meu excesso de aquisição acabava lotando caixas e armários e eu acabava doando vários itens quando estes chegavam perto do vencimento. Ou seja acabava comprando coisas para os outros. Venho reduzindo também o número de cosméticos comprados e também maquiagens pois quase não uso maquiagem então porque comprar tanto, não é?! Continuo cultivando a vaidade mas reduzindo os excessos.

Como tinha varias coisas e entendo que tenho varias necessidades sim, acaba tendo muita coisa para limpar e arrumar. Ou seja desperdício de tempo e de mais dinheiro. Fato que também implicava na minha bagagem ficar enorme e eu carregar muito peso e muitas vezes pagar excesso de bagagem devido a muitas compras ou até mesmo na ida para o lugar. Mais desperdício de dinheiro. Venho reduzindo minhas malas com sucesso e me sentindo muito feliz com isso. Em breve faço um post específico.

Sempre gostei de ler e de materiais de papelaria então comprava muitos livros  , canetas e afins. Sonhava em ter uma biblioteca enorme e nem recheada, cheguei a comprar as estantes que mostrei na minha book shelf tour e nessa época mesmo me arrependi porque percebi como ter tantos livros muitas vezes não lidos me dá trabalho em sua manutenção pois aqui no DF, acumula muita poeira. Então intensifiquei minhas doações de livros feitas após a leitura, economia de espaço e tempo limpando. 

Agora quero reduzir meus itens de coleção como canetas, pois eu guardava até as que não escreviam mais. Teve época que nem as usavas, pois com o uso canetas diferentes vão ficando feias e manchadas, mas com o templo canetas não usadas secam a tinta, ou seja desperdício de dinheiro. Além de fica enchendo deposita enquanto estão lá sendo exibidas e ocupando espaço em vão. Chega disso! Separei para jogar fora as muitas que não escrevem mais 


E agora conforme eu for usando, e usarei todas, vou fotografando e jogando fora. Aproveitar bem esses objetos que curo enquanto forem úteis. Guardar apenas as fotos para memória e enquanto eu julgar isso relevante.

Menos tralha ocupando espaço, mais amor, tempo e dinheiro aproveitado.

Nenhum comentário: