07 setembro 2017

Planeje a viagem e previna problemas


Muita gente fala que gosta de viajar sem compromisso. Simplesmente ir fazendo o que for aparecendo E der vontade. Acho legal a ideia mas eu preciso me planejar para aproveitar melhor a viagem. Até mesmo porque em geral faço viagens mais curtas de uma semana a dez duas, então preciso ter uma ideia geral do lugar e atrações oferecidas para saber quais que me interessam visitar. Claro os planos não são tão amarrados, tudo pode mudar se aparecer algo mais interessante para fazer, como um show ou apresentação que eu desconhecia, novos amigos que convidam para uma festa ou antecipar a visita a algum ponto que eu gostaria de conhecer.

Costumo estabelecer algumas metas para cada dia de viagem, com alguns locais passeios que eu gostaria de fazer e vou escolhendo conforme os dias forem passando.

Estabelecer um roteiro se mostra fundamental  quando viajo com previsão  de troca de cidade porque temos que atentar pra horário de ônibus/avião, checkin/checkout do hotel, pois se perder o horário do transporte pode atrapalhar o restante da viagem.

Costumo ler relatos de viagens em blogs ou nos mochileiros para me inspirar a montar o roteiro de acordo com perfis que se aproximam do meu.

Também gosto de visualizar o mapa do estado da cidade que eu vou pra poder é me situar no espaço mesmo, facilita a logística de transporte e por onde seguir. 

Monto um cronograma online ou impresso para lançar minhas intenções de visitas por dia e por turno. Acho Tb importante ter a agenda dos locais culturais para consultar. 

Pra mim também é importante consultar sempre minha reserva de passagem pois já confundi horário de voo de regresso então sempre confiro.

Consultar todas as opções de transporte e muito importante, pois muitas vezes um carro alugado pode ser uma boa pedida ou o local pode ser bem servido de ônibus ou metro, facilitando a vida.

Pesquisar sobre as opções de hotéis também é fundsmental pois as diferenças de preço são gritantes. 

gosto de imprimir esse material pra poder de consultar de qualquer lugar. E rabiscar Tb. Quando a viagem envolve outras pessoas os planos tem que  ser decididos junto qual é o roteiro para que todos aproveitem a viagem. 

considere importante também verificar qual é a voltagem do lugar como é o tipo  de tomada, se necessitará de algum tipo de adaptador. 

Importante também trocar contatos dos parentes dos companheiros de viagem em caso de emergência eles possam ser acionados. Atentar também para o nome e endereço do hotel pois já tive amigo que se perdeu na viagem. Se estiver com criança coloque essa informação com ela no bolso, colar ou pulseira de identificação com telefone de contato.

Verificar se seu plano de saúde têm cobertura na cidade e quais locais principais de atendimentos. Ou mesmo ter a mão o contato do seguro viagem.

E claro também recomendo ter o contato da polícia e da embaixada ou consulado em caso de viagem internacional.

Neurose? Não. Cuidado.

Todos esses itens já precisei usar ou repassar para algum amigo com problema na viagem. Ter as infos a mão facilitou muito a vida é reduziu o transtorno. 

Nenhum comentário: