12 dezembro 2017

Buscando alternativas para disco de algodão

Eu uso protetor solar todos os dias e de um tempo para cá venho ampliando meu uso nessa categoria, buscando itens com cor também ou usando protetor mineral com base por cima em razão do melasma que além da proteção UVA e UVB precisa do pigmento para proteger da luz visível. Então acabei aumentando muuuuito meu uso de discos de algodão. Que não são nada baratos por aqui, fora que a quantidade de lixo descartado estava me incomodando. Algodão é biodegradável mas sua produção e confecção para uso na maquiagem não é tão limpa, fora que após encharcar de demaquilantes e itens de maquiagem ele não se decompõe tão fácil, perdendo até possibilidade de reciclagem (mesma coisa para guardanapos de papel usados). Fora os saquinhos plásticos que eles vem embalados.

Lendo e assistindo algumas coisas sobre zero waste achei interessante a proposta de discos de algodão laváveis. Mas me choquei com o preço, cerca de R$ 25 por três ou seis discos de algodão! Fora o frete!  Que seria uns R$ 20.

Fui buscar alternativas.Vi:
  • Blogueiras e artistas que usam uma toalha comum, como a Júlia Petit para remover o demaquilante (em geral cremoso e passado diretamente na pele). Sinceramente fiquei com medo de manchar minhas toalhas e também com medo da esfregação na pele, já que toalha tem tanta textura
  • Vários modelos de uma toalha própria para  remover make, bastando molhar com água. Quero testar ainda mas não sei se compensa para mim pois uso protetor pesado, então acho que isso dificulta, fora o medo da esfregação



Resolvi improvisar e criar meus "discos" de algodão lavável. E o melhor e mais barato para mim me pareceu as flanelas muito usadas para limpeza de móveis e etc. Já tinha até uma latinha para guarda-los e usei como parametro para medida  e ficou ótimo.


Já sabia que não queria tão pequeno como um disco tradicional nem tão grande como a própria flanela para não ficar usando muitos dias porque apenas uma parte estava suja.

Comprei quatro flanelas por R$3 cada (são 100% algodão), cortei cada uma em oito pedaços e pedi para minha mãe costura as barrinhas para mim. 


Ela disse que dá trabalho pois as peças são pequenas e as barrinhas tinham que ser fininhas. Mas é necessário, pois se não fizer desfia. E eu acho que o tamanho ficou ótimo pois eu uso um lencinho caseiro desse por noite para remover a make, no máximo dois quando está mais pesada.



Eu deixo estendido em um canto para secar o demaquilante líquido e pela manhã guardo em um potinho onde vou acumulando até ter uns seis para colocar para lavar


Como uso muito rímel à prova d'água e batom com cores fortes como vermelho e pink alguns ficam meio encardidinhos devido aos corantes power mas em geral ficam limpos. 


Estou gostando bastante do processo e ele não é tão agressivo com a pele. Procuro borrifar o demaquilante antes na pele para dar uma "derretida" no reboco ante de passar o lencinho. Estou querendo testar com outros produtos como vaselina sólida ou óleo de coco, mas já testei esses itens no passado removendo com papel depois e achei que não foram tão bons para remover (gastei muito papel e ainda saia cor) e deixaram uma camada pesada na pele e olhe que tenho a pele seca. Fora que deve ser mais complicado na hora de lavar os lencinhos.

Esse método está sendo bem válido, mas também estou testando outras alternativas para remover a make no banho como a dupla limpeza japonesa, sabonetes demaquilantes, sabonetes a base de óleo.

Tudo que estou buscando é praticidade, menos esfregação da pele e até economia pois quero reduzir a quantidade de produtos que uso. E com certeza usar produtos práticos e multifunções é o caminho.

Nenhum comentário: