14 abril 2018

Minha maquiagem fotoprotetora - Rotina de proteção solar contra o melasma


A necessidade de proteger minha pele para prevenir o melasma acabou me fazendo adquirir o hábito de usar maquiagem todos o dias por alguns fatores:
  • Protetores mais potentes (minerais) em geral deixam o rosto bem branco e precisam ser disfarçados com uma base ou BB cream
  • Quem tem melasma como eu tem que proteger a pele em vários aspectos e um deles é a luz visível cuja estratégia correta é usar algo com cor, inclusive dentro de casa, mais um incentivo para usar base ou BB cream
  • Camadas de protetor solar e base acabam pedindo outros itens para dar um aspecto mais bonitinho para o reboco aplicado, principalmente corar as bochechas e dar mais luz para a pele, iluminando alguns pontos estratégicos para amenizar  itens que deixam a pele opaca


Com o passar do tempo, de muitas pesquisas na internet, leituras de blogs/perfis no Instagram de pessoas que entendem muito do assunto por experiência própria e sempre com respaldo científico (como a Meire, a Melasmalifestyle. Cosmeasia e Pele de Imperatriz), aprendi muita coisa,  testei e venho testando vários produtos. E já a algum tempo estou usando uma sequencia de produtos todos os dias e por isso posso considerar que está é além de minha rotina de proteção minha maquiagem de uso diário:


Vou mostrar os produtos em três partes para explicar um pouco melhor


Preparação de pele:

Meu foco na preparação é a hidratação pois minha pele é seca e as camadas de protetor ressecam mais e ainda tenho que obrigatoriamente passar pó para fixar a proteção e fazer com que ela fique efetiva por mais tempo. Ainda tenho problema com pós. Estou testando. Então foco na preparação. A luta é usar produtos mais potentes na hdratação para combater o ressecamento que o protetor, base ou pó causarão com o passar das horas, pois o ressecado dá um aspecto feito, marca mais os poros e linhas de expressão. Tenho tido bons resultados com essa sequência, mas ela ainda não é perfeita, ainda tenho após algumas horas uma certa sensação de ressecamento e produto acumulando nas linhas da bochecha, mas muito menos do que quando não focava tanto na hidratação. 


  • Spray com Bepantol líquido, borrifo antes de começas a aplicar qualquer coisa e deixo secar
  • Hidratante labial - uso muito, fundamental para dar um bom acabamento para os lábios
  • Antioxidante - amo vitamina C, ela ajuda também na proteção solar. Ainda quero testar outra opção de antioxidante e quero introduzir antes dele o ácido azelaico pois ele ajuda a prevenir inflamações que implicam no aumento do melasma
  • Serum hidratante - tudo que hidrata é bem vindo, o que tem textura leve permite que haja mais sobreposições de camadas sem ficar tão grosseiro na pele. Esse da Vichy é bem caro, mas a carga de promessa é grande e ele é bem elogiado também. Gosto bastante, mas ele é dá uma sensação na pele, meio ardida sei lá, que me deixa com receio de dar conflito com outros produtos. Quero simplificar essa etapa com outra opção de serum ou creme de textura leve que tenha preço melhor
  • Creme para colo pescoço e mãos - Cuidados com o rosto tem que ser replicados para essas áreas também. Optei por comprar esse creme específico e aproveito o periodo de secagem ou intervalo entre os produtos para aplicá-lo.
  • Hidratante potente e iluminador - Estou gostandoo muito da mistura do cicaplast (está em uma embalagem de outro produto menor pois queria ocupar menos espaço na mala) e do Strobe que dá uma iluminada na pele. Coloco uma gotinha de cada no dedo, misturo e aplico no rosto.


Fotoproteção e fixação da proteção:

Aprendizado forte dos últimos meses é que além de aplicar o protetor mineral na quantidade correta, aplicar cor para proteger contra a luz visível é que tenho obrigatoriamente que aplicar um pó por cima de toda essa proteção para fixá-la pois caso contrário ela sai, até de encostar no celular, cumprimentar as pessoas. Ainda me adaptando ao pó, pois não dá muito certo para minha pele seca, mas sinto realmente que a proteção fica mais integra quando uso. Estou testando algumas opções de pós faciais, buscando os translúcidos que tenham textura mais fininha possível e que não ressequem tanto a pele. Outra lição aprendida é que algum tipo de ressecamento acontecerá de qualquer jeito, isso é inevitável. Então me conformei e venho só tentando que ele seja menor


  • Óleo de Argan para hidratar a área dos olhos. Uso todas as noites e aos poucos estou adquirindo o hábito de usar durante o dia também e tem sentido que fica bem melhor a pele. Tem que fazer uma camada bem fina 
  • Primer: Eu deveria usar mais pois tenho os poros bem destacados em algumas áreas. Mas quase não lembro
  • Corretivo Salmão: é bem recomendado para dar mais uma camada de proteção para quem tem melasma. Passo por baixo de tudo
  • Protetor Mineral: Estou gostando muito desse da ISDIN Mineral. Ele deixa uma máscara bem branca mas consigo disfarçar bem com a base. Foi isso que acabou me obrigando a usar maquiagem todo dia. 
  • Base líquida para pele normal a seca: Vinha testando várias bases para ver qual seria a melhor combinação para disfarçar a cara branca de protetor que a proteção mineral faz e a própria camada de cor é recomendada para ajudar a proteger a pele com melasma. Percebo que posso usar bases que ficam escuras em mim para ajudar nessa etapa. Entendendo o melhor acabamento para não deixar a pele muito ressecada, infelizmente não tem quase opção de base para pele seca no Brasil. Tenho aplicado com pincel para base Kabuki topo reto quando estou viajando ou com esponja no dia a dia mesmo para dar um efeito mais natural na maquiagem
  • Pó translúcido de preferência solto: usado para fixa  a proteção solar na pele para que ela dure mais tempo. Pó facial também é uma categoria de uso bem recente na minha rotina, pois por ter a pele seca é algo que a resseca mais. Mas venho cedendo pois a fixação da proteção garante que ela seja mais eficaz, então venho testando alguns bem falados, que tenham textura mais fina possível e de preferência um acabamento acetinado pois os que são muito matte ressecam mais. Ainda não estou na perfeição mas já encontrei opções legais que estão me atendendo bem. Claro que após algumas horas sinto necessidade mesmo de hidratar a pele.


Para amenizar a carinha de reboco:

Depois de passadas as camadonas de protetor e disfarçado com a camada de base a gente fica com a carona uniforme e flat e matificada, então acho que fica legal dar uns pontos de cor e luminosidade para disfarçar o reboco e dar mais naturalidade


  • Sombra nude matte para dias de mais pressa ou até para ficar em casa e sombras rosê na  pálpebra e marrom para marcar o concavo quando vou trabalhar. Ultimamente ando concentrei o uso dessa paleta Naked 2 e ela me atende bem para várias possibilidades. E já vem com o próprio pincel duplo, apesar do lado de esfumar ser meio molenga
  • Batom líquido matte ou em bala acetinado com contorno bem feito com lápis acho que ficam com aparência melhor para essa proteção pesada
  • Blush cremoso sempre para dar aquela coradinha, aplico com os dedos mesmo
  • Iluminador em pó aplicado com pincel de esfumar ou líquido aplicado com dedos mesmo, acho que faz super diferença depois que aplico o pó translúcido, devolve a vida para o rosto
  • Duo de sobrancelha com pincel chanfrado para aplicar e pincel escovinha para arrumar.




E como fica no fim das contas:


Essa aí tem sido toda a minha sequência de cuidados faciais pela manhã, visando preparar a pele para a proteção solar e por fim acabei desenvolvendo o hábito da maquiagem. Tudo isso buscando uma aparência de maquiagem mais natural

Tem me agradado muito e tenho gostado muito dos produtos citados, concentrando o uso neles e na recompra dos que realmente amo. Parei com essa história de toda hora testar algo diferente. Agora é investir no que sempre funciona para cuidar muito bem da pele.




Nenhum comentário: